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Para alcançar o objetivo de emagrecer, o caminho não é fácil e reque força de vontade – em maior ou menor grau dependendo da pessoa. E um dos fatores que podem te colocar nos grupos daqueles que têm menos força de vontade é a disciplina. Você já se perguntou se o fracasso de sua dieta não foi por causa da falta de disciplina? Você planejou e levou a sério todos os passos para reduzir suas medidas através da alimentação?

Para alcançar o emagrecimento de forma saudável, é muito importante realizar um planejamento do processo. Você deve pensar um caminho, estratégias que farão com que você chegue a seu destino – reduzir as medidas, perder peso. É preciso estabelecer o que e de que forma fazer para alcançar os objetivos.

Você deve estabelecer metas viáveis. Montar um cardápio semanal para seguir, buscando balancear os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), não deixando exceder as quantidades de cada. Adotar o hábito de comer de 3 em 3 horas, o que vai evitar te levar a comer nas refeições principais. Uma série de estratégias que devem ser seguidas à risca para o resultado ser atingido.

Pois bem, a dificuldade de uma dieta não está no planejamento da mesma, que pode ser feito, inclusive, com a ajuda de um profissional. O desafio que você vai enfrentar é justamente realizar cada etapa do processo da forma correta. E é esta tarefa que requer que você tenha bastante disciplina – a autodisciplina.

Pessoas disciplinadas têm maior facilidade em alcançar um objetivo. A autodisciplina consiste na habilidade de se obrigar a fazer algo, ainda que não se tenha vontade. É aderir a ações, pensamentos e comportamentos que resultem em crescimento pessoal.

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A dieta para emagrecer é um dos processos em que a autodisciplina é mais testada no indivíduo. Não é fácil mudar uma série de hábitos, sejam eles alimentares ou a respeito de atividades físicas. É quando você se vê diante da necessidade de comer alimentos que não gosta, mas que contribuem para que você perca peso rapidamente, ou passa a ter de restringir o consumo de alimentos que você gosta bastante, mas que não são saudáveis.
Se autodisciplinar é se obrigar a preparar o alimento programado para determinado dia e horário; se obrigar a consumir uma fruta em vez de um doce; seguir as orientações de seu coaching nutricional da forma mais fiel possível. É se forçar a transpor as dificuldades que se apresentam no caminho.

Mas o fato de não ser tão autodisciplinado não deverá ser um motivo para que você desista de fazer sua dieta. Você deverá trabalhar alguns fatores que lhe ajudarão a desenvolver a autodisciplina – utilizando a dieta para colocar em prática esse aprendizado. Estes fatores se dividem em 4 elementos:

Motivação – é o start do processo. É a motivação que vai servir de justificativa para que você desenvolva uma determinada ação. Como pressupõe a palavra, é o motivo para a ação. Se você não tem em mente o motivo, a razão pela qual você deseja emagrecer, e por isso quer fazer a dieta, não fará sentido se esforçar para desenvolver certas ações – como evitar alimentos que lhe dão prazer imediato. É importante ressaltar que sua motivação tem que vir de dentro de você. O motivo para perder peso deve vir de você e não de fora. Tentar emagrecer apenas porque alguém (fator externo) lhe diz que você deve, não ajuda. Ainda que a pessoa esteja certa nesta avaliação – um médico, por exemplo, que recomende por razões de saúde -, se você não compreende aquela orientação e transformar num MOTIVO seu, certamente você dificilmente terá a força necessárias para alcançar a autodisciplina.

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Objetivos – outro ponto fundamental é ter objetivos claros. Quando você sabe exatamente o que deseja (por exemplo, emagrecer 3 quilos em 20 dias, para conseguir vestir uma roupa), você conseguirá direcionar seu foco, seu pensamento para alcançar esse objetivo. Para não perder de vista os objetivos, você deve estabelecer metas e ações que poderá fazer para alcança-los (por exemplo: zerar o consumo de pão, correr 1 hora todos os dias, eliminar alimentos industrializados, etc.). Estabelecendo as metas e ações, você poderá ter um objetivo diário que aumentará consideravelmente as chances de você atingir o seu objetivo principal – que é emagrecer.

Autocontrole – o terceiro elemento necessário a construção da autodisciplina é o autocontrole. Este fator pressupõe a força de vontade para não ceder a desejos momentâneos. Por exemplo, quando estamos de dieta, as pessoas a nossa volta não deixam de consumir alimentos que gostamos, mas não devemos comer por conta da dieta. Por mais que exista o desejo, a vontade de comer algo que não podemos, é preciso não ceder. É entender que adiar uma satisfação imediata será importante para alcançar algo muito mais importante no futuro.

Persistência – por último temos a persistência, que é insistir repetidas vezes uma determinada ação em busca de um resultado especifico. Você deve se manter firme no desejo de emagrecer e tentar todos os dias superar qualquer obstáculo. Continuar tentando sem desistir. É ter perseverança, e entender que seu sucesso depende do seu esforço.

Assim, quando você tem uma motivação forte, que é um desejo interior que lhe mobiliza a alcançar determinado objetivo, coloca no papel, para não esquecer, que objetivo é este e o que deverá fazer para chegar nele, se conscientiza de que é necessário ter um autocontrole para não ceder a desejos instantâneos (como comer um chocolate no momento que vê, por exemplo) e obter ganhos futuros, e tendo persistência para não desistir nas horas dificuldades, você conseguirá seguir adiante. E é justamente este processo que te leva a alcançar um objetivo, executando todo o planejamento projetado, sem sucumbir aos obstáculos que definimos como a autodisciplina.

Deste modo, busque fortalecer a autodisciplina para que seu processo de emagrecimento transcorra de forma positiva. Lembre-se que o Programa Nutricoach poderá te ajudar em todas as etapas do processo, tanto de busca pela disciplina quanto pelos planos para favorecer seu emagrecimento. Clique aqui e não deixe de conhecer o programa.

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